Home  /  Inbound Marketing   /  As Siglas do Marketing Digital

As Siglas do Marketing Digital

As Siglas do Marketing Digital.

As siglas do Marketing Digital são complicadas de entender pra quem começou a embarcar nesse mundo. São tantas ferramentas, estratégias, métricas que quem está começando na área pode se complicar.

Para que você tenha êxito na sua estratégia de marketing digital, separamos os principais termos ligados ao segmento e preparamos um verdadeiro glossário do que você deve saber. Preparados?

Quem está interessado no mundo do marketing e ainda não conhece bem todas as possibilidades que esse segmento pode oferecer, corre o risco de acabar perdido entre tantos termos e siglas do Marketing Digital. Mas se você está realmente querendo usar estas ferramentas de marketing a favor do seu negócio, é importantíssimo conhecer algumas delas para poder planejar, executar e metrificar melhor suas campanhas de marketing.

Pensando nisso, separamos os principais termos ligados ao segmento e preparamos um verdadeiro glossário digital de Marketing. Preparados?


Fee

Nada mais é que um valor fixo mensal, pré-negociado como pagamento do cliente à agência de publicidade pelo fornecimento de um pacote de serviços.


KPI 

Key Performance Indicator é usado para medir os resultados e o progresso com base nas metas determinadas. Os KPIs devem ser definidos de acordo com os objetivos finais do negócio.


ROI

Return on Investment é a razão entre o dinheiro ganho e o que foi investido em sua campanha. Um ROI acima de 1 significa um saldo positivo, enquanto um ROI menor que 1 significa que você está perdendo dinheiro.


ROAS

O ROAS, ou Return on Advertising Spend, mede o retorno vindo especificamente de publicidade, ou seja, é um ROI apenas de campanhas pagas.


CRM

Sigla para Customer Relationship Management. É a solução para uma boa gestão de relacionamento com clientes, como armazenamento de informações e controle de contatos (conversas, reuniões realizadas, agendamentos, etc).


Conversão

É a realização da ação desejada pela empresa por parte do usuário, seja preencher um formulário, realizar uma compra, curtir uma página ou fazer um teste, entre outros.


Taxa de conversão

É a taxa de conversão que você obtém em uma determinada ação. Então, por exemplo, se você quer 35 pessoas convertam na sua newsletter a cada 100 pessoas atingidas, você está olhando para uma taxa de 35% conversão.


Segmentação

É a separação de uma base de contatos ou perfis levando em conta um critério pré-definido (idade, sexo, renda, etc).


CPC

CPC é o custo por clique é uma forma de cobrança de anúncios pagos que são feitos no Google ou no Facebook, por exemplo. Ele é realizado com base no número de cliques efetuados.


CPA

CPA é o custo por aquisição também é uma forma de cobrança, porém, é baseada nas conversões realizadas.


CRO

CRO é a sigla para Conversion Rate Optimization. As estratégias CRO são focadas em aumentar a conversão dentro do site de uma empresa para que os visitantes se tornem clientes.


CTA

CTA ou Call To Action é um comando passado que leva o usuário a executar determinada ação. Ela pode ser apresentada em botões, links ou banners.


CPV

O CPV nada mais é que Custo por Visualização. Neste lance, você define o preço que pagará quando um usuário assistir o seu vídeo nas suas campanhas de marketing.


CPM

CPM é o Custo por Mil impressões, ou seja, o anunciante só paga quando o anúncio recebe mil impressões (visualizações).


SEM

SEM ou Search Engine Marketing ou Marketing de Ferramenta de Busca. O termo se refere a um conjunto de técnicas de Marketing que tem como objetivo a promoção de uma página ou site nas páginas dos buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc).


SEO

SEO (Otimização das Ferramentas de Busca) é o conjunto de técnicas, estudos e métodos que visam melhorar o posicionamento das páginas de um site em mecanismos de busca como o Google, Yahoo, etc. Já fizemos aqui no blog uma matéria especial sobre este tema.


Pageviews

É o número de visualizações das páginas de um site.


Remarketing (ou retargeting)

Remarketing é a exibição de anúncios em diferentes páginas da web após a visita do usuário a um determinado site.


Inbound Marketing

O Inbound Marketing tem como objetivo atrair potenciais clientes, nutri-los e direcioná-los para o momento da venda. A ideia é que o cliente chegue até a empresa, e não o contrário (prospecção passiva). É aqui que o Funil de Conteúdo é aplicado através de blogs, mídias sociais e outros canais digitais.


Outbound Marketing

O Outbound Marketing é o marketing ativo, ou tradicional, como também é conhecido por alguns. São os famosos anúncios de Televisão, Rádio, Outdoor, Panfletos, etc. Se você ficou na dúvida sobre a diferença entre Inbound e Outbound Marketing, acesse o texto que explicamos estas diferenças.


Landing Page

A Landing Page nada mais é que um ‘pequeno resumo de um site’, que visa um objetivo claro (normalmente, o lead). É uma página otimizada para que pessoas com interesse no conteúdo façam um cadastro no seu site. Isso pode ser feito através da criação de um pequeno formulário ou simplesmente criando-se um espaço para que ela cadastre o seu email.


Keyword

É a palavra chave que serve para resumir o tema principal abordado em um texto. No geral, temos palavras-chave curtas e longas. Dependendo da estratégia de SEO escolhida,  uma ou outra será utilizada em cada texto.


Adwords

O Google Adwords é o serviço de publicidade da Google. É pelo Adwords que os sites fazem anúncios pagos para aparecerem no topo das páginas de resultados do Google.


API

API ou Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicação, em português. API é o conjunto de padrões de programação que permite que um software interaja com outro, permitindo que algumas funcionalidades sejam integradas.


Tráfego orgânico

É o tráfego proveniente da busca não-paga de uma palavra-chave nos mecanismos de pesquisa, onde o seu site acaba sendo encontrado e clicado. Quanto melhor ranqueado nos mecanismos de busca a sua página estiver, mais tráfego orgânico ela irá gerar.


 

Gostou desse conteúdo? Então acompanhe nosso blog e as nossas redes sociais e aprenda mais dicas para fazer sua empresa vender cada vez mais!

Luis Felipe Checchia: paulistano, apaixonado por leitura, tecnologia e esportes. Possui experiência em grandes redações jornalísticas, como Rede Record e TV Cultura, É um dos integrantes do time de Conteúdo da Mais Clicks, produzindo conteúdos para blogs, sites, redes sociais e campanhas de mídia.