Home  /  Blog   /  Você sabe como usar o Business Intelligence no Marketing Digital?

Você sabe como usar o Business Intelligence no Marketing Digital?

Você sabe como usar o Business Intelligence no Marketing Digital?

Business Intelligence, ou mais conhecido como BI. Este é um dos grandes segredos de decisões cada vez mais inteligentes no Marketing Digital.

Business Intelligence é o termo designado para a área de análise de dados e indicadores da empresa, com objetivo de extrair informações que ajudem a empresa a tomar decisões. Mas com tantas possibilidades de estudo e análise e o mercado cada vez mais competitivo, os profissionais de marketing digital precisam sempre analisar e entender as métricas que poderão auxiliar na tomada de decisões.

Pensando nisso, o Diretor de Mídia Programática da Mais Clicks, Bruno Alcântara, explica como podemos aplicar Business Intelligence na área de Marketing, quais são as principais ferramentas e algumas dicas para quem busca otimizar os resultados dos seus clientes. Preparado para entrar no mundo de BI?

Quais áreas e principais estratégias de BI e Marketing Digital?

Análise de dados

É importante trabalhar com análises em tempo real a partir de dados demográficos e comportamentais de usuários. As campanhas de mídia social e de mecanismos de busca podem se beneficiar da análise estruturada usada por especialistas em BI.

O SEM (Search Engine Marketing), por exemplo, está tomando cada vez mais uma posição analítica, já que muitas plataformas de análise (como o Google Analytics) fornecem uma profundidade de dados que inclui dados demográficos básicos e comportamento de pesquisa de usuários. Ainda, dados de engajamento de mídias sociais são uma ótima maneira de obter um bom vislumbre da demografia geral (idade, gênero, localização) dos usuários que se envolvem mais com a empresa de forma on-line.

Mídia

Fornecer dados abrangentes do público-alvo por meio de plataformas off-line e on-line pode ajudar a melhor direcionar as campanhas. A BI permite que as empresas elaborem padrões de comportamento do seu público ideal em múltiplas formas de mídia, incluindo televisão, rádio, impressos e on-line.

Estratégia de Conteúdo

A análise de BI pode dar aos profissionais de marketing uma boa ideia acerca de seu público-alvo. Assim, eles podem compreender qual tipo de conteúdo on-line resulta em maior tráfego e conversões.

Isso dá à empresa uma ideia sobre o que está interessando mais ao seu público-alvo, permitindo a modificação da sua estratégia de conteúdo no futuro.

Quais são as principais etapas do trabalho de BI da Mais Clicks?

Nosso time de BI realiza 3 etapas: Coleta, Transformação e Visualização.

Coleta – Essa é com certeza a etapa mais desafiadora. Coletar dados significa se conectar com uma série de ferramentas diferentes a fim de se obter uma visão completa de tudo que está acontecendo. Um ecossistema de plataformas de marketing digital pode ser muito complexo, com uso de várias ferramentas diferentes, se sobrepondo ou complementando em diferentes fases. Com o número crescente de ferramentas, há uma relação direta no aumento da complexidade da coleta e entendimento dessas informações.

Transformação – Como os dados têm diferentes origens, a transformação dos dados muitas vezes envolve uma unificação das informações para que seja possível realizar cruzamentos. Um exemplo comum em Marketing Digital são as informações de Investimento e Receita. O Investimento é armazenado pelas plataformas de mídia e a Receita pela plataforma de Analytics, plataforma de ecommerce ou ERP. Nesse caso, conectar essas informações é importante para que se descubra o melhor retorno sobre o investimento.

Visualização – Trata-se da etapa onde os relatórios e painéis serão montados para a fácil leitura e tomada de decisão. Aqui também atuam ferramentas especialistas nessa etapa. É importante se atentar à chamada “democracia dos dados”, isso significa que a visualização de dados deve ser de fácil entendimento a todos que terão acesso aos relatórios, o que inclui muitas vezes traduções dos nomes dos indicadores, layout de gráficos, inclusão de imagens, formatações condicionais, etc.

Quais é a principal ferramenta para colher estes dados?

A área de coleta de dados dentro Marketing Digital é comumente chamada de Web Analytics e tem como principais atores as ferramentas de análise de comportamento do consumidor. Dentro delas, há um grande domínio do Google Analytics, com fácil usabilidade e serviço gratuito. A principal função das ferramentas de Analytics é o monitoramento do comportamento do usuário no site e armazenamento dos dados de navegação.

Mas como estes dados podem melhorar o marketing digital de uma empresa?

Esses dados podem ajudar a empresa a conhecer melhor seus visitantes e clientes, dando informações importantes na hora da tomada de decisão. Qual produto os usuários mais gostam do meu site? Qual a página onde eles mais abandonam? Quais categorias tem a melhor taxa de conversão? Qual canal de aquisição funciona melhor? Todas essas e muitas outras perguntas podem ser respondidas ajudando o decisor a escolher a melhor estratégia de marketing digital para sua empresa.

Mas não é só no Marketing Digital que Business Intelligence é aplicado. No Brasil, soluções de Business Intelligence estão em instituições financeiras, empresas de telecomunicações, seguradoras e em toda instituição que perceba a tendência da economia globalizada, em que a informação precisa chegar de forma rápida, precisa e abundante. O principal benefício do BI para a empresa é a sua capacidade de fornecer informações precisas quando necessárias, incluindo uma visão em tempo real do desempenho corporativo geral e de suas partes individuais.

Agora que você já sabe tudo sobre BI, fale pra gente qual a sua necessidade e o time da Mais Clicks tem a sua solução!

Fique ligado nas nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do Marketing.  

Luis Felipe Checchia: paulistano, apaixonado por leitura, tecnologia e esportes. Possui experiência em grandes redações jornalísticas, como Rede Record e TV Cultura, É um dos integrantes do time de Conteúdo da Mais Clicks, produzindo conteúdos para blogs, sites, redes sociais e campanhas de mídia.