Home  /  Sem categoria   /  Comunidade Youtube: muito além dos vídeos

Comunidade Youtube: muito além dos vídeos

A aba Comunidade é uma timeline supersimples e fácil de usar, que condensa vários formatos e funcionalidades

O Youtube, com seus mais de 2 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas vistas diariamente, é um terreno fértil para engajamento e Marketing. Todavia, muitas estratégias usadas em outras redes sociais, como Twitter e Instagram, não podem ser adaptadas para a plataforma. Por isso, uma ferramenta da rede tem se mostrado muito útil: a aba Comunidade.

Assim, agora é possível ter um contato maior com o seu público, explorar diferentes formatos e aumentar o engajamento no seu canal. Vamos lá?!

Como surgiu?

Talvez você já tenha visto essa aba em algum canal que acompanha. Assim, essa nova função foi criada em 2016 e testada com alguns usuários mais relevantes da rede, tendo feito bastante sucesso.

Basicamente, o Youtube percebeu que precisava ir muito além da simples entrega de vídeos. Além disso, muitos canais utilizavam outras plataformas para interagir com fãs, entregar outros materiais e promover projetos paralelos. Por isso, a aba Comunidade surgiu para suprir essa demanda.

O que é Comunidade Youtube?

A aba Comunidade é uma timeline supersimples e fácil de usar. Dessa forma, ela condensa vários formatos e funcionalidades que redes sociais, como o Facebook, mostraram que dão certo. Ali, você pode postar mensagens para os seguidores, imagens, links, enquetes, promover vídeos antigos, novos e até ofertas de patrocinadores ou produtos do canal.

Além disso, o público pode comentar e curtir cada postagem, permitindo uma interação maior e mais próxima.
Por fim, é bem fácil de acessar: a aba Comunidade fica entre as abas “playlists” e “canais”.

Como as postagens chegam aos inscritos?

Bom, com certeza não seria interessante deixar tudo isso “escondido” dentro de uma aba no canal. Querendo ou não, muitos usuários do Youtube interagem apenas com o que aparece em seu feed e, mesmo assim, ainda há uma certa dificuldade de alcançar inscritos.
Por isso, o Youtube também exibe as postagens da Comunidade em duas outras seções: início e no feed de inscrições. Pode abrir o app no seu celular ou o site no seu navegador que, muito provavelmente, terá alguma mensagem ou imagem postada em uma Comunidade.

Quem pode usar a aba Comunidade?

Até agora, a função não está disponível para qualquer canal. Assim, há três requisitos:

Mais de 500 inscritos: caso seu canal ultrapasse os 500 inscritos, automaticamente a aba estará aberta para uso.
Sem penalizações na plataforma: somente canais que seguem as regras do Youtube podem utilizar a função. Por isso, evite qualquer tipo de infração, inclusive a quebra de direitos autorais.
Layout Personalizado: o último critério é ativar o layout personalizado no canal. Além de servir como requisito para o uso da Comunidade, o próprio Youtube utiliza isso como métrica para avaliar se seu canal ainda está em estágios iniciais ou se já há um certo compromisso.

Aproveitando que falamos em personalizar o layout, é muito importante utilizar essa ferramenta para dar identidade ao seu canal. Por lá, também é possível colocar um trailer ou vídeo destacado, organizar seus envios e mudar algumas outras coisas.

Como usar a Comunidade?

Agora chegamos ao principal: como seu canal pode usar a aba Comunidade da melhor forma possível? A primeira coisa que você precisa ter em mente é que isso não é mais uma obrigação e sim uma forma de facilitar seu crescimento na rede.
Assim, o uso mais básico que você pode fazer é para promover os novos vídeos postados. Por lá, fica mais fácil de comentar o conteúdo, criar expectativas e até comentar curiosidades ou bastidores.
Relacionado a isso, também é interessante usar a aba para expandir o que foi mostrado no conteúdo principal. Por exemplo, talvez seja interessante criar uma enquete para saber se aquele vídeo merece virar uma série.
Ah, tem dificuldade de levar seu público do Youtube para outras redes? Então, use a Comunidade para mostrar o que tem de interessante por lá. Também vale a pena para engajar seus inscritos em campanhas patrocinadas e parcerias.
Por fim, não se esqueça da principal função da Comunidade: interagir com os seus inscritos. Se é engajamento que você quer, então engaje também com quem gosta do seu conteúdo! Seja informal e aberto, assim o seu público se sentirá muito mais próximo!

Conclusão

Percebeu como a aba Comunidade pode ser útil para o seu canal? Cada vez mais, o Youtube tem aberto a sua plataforma para ir além dos vídeos. Além do comentado nesse post, também há o Youtube Shorts, que tem feito bastante sucesso.
Quer saber mais? Então, continue acompanhando o nosso Blog para saber mais! Não deixe também de nos seguir nas nossas redes: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Rate this post