Home  /  Marketing   /  Facebook: Descubra como criar campanhas de sucesso

Facebook: Descubra como criar campanhas de sucesso

Facebook: Descubra como criar campanhas de sucesso.

É difícil encontrar uma pessoa que não conheça o Facebook. São mais de 2 bilhões de usuários espalhados pelo mundo, compartilhando milhares de conteúdo diariamente. Nem é preciso pensar muito para perceber que o Facebook é um canal perfeito para ações de marketing digital.

Criar campanhas do Facebook Ads com taxas de conversão maiores que as que você consegue atualmente é algo possível. No entanto, para alcançar esses resultados, é preciso adotar algumas técnicas. Como toda plataforma, o Facebook Ads tem grande concorrência, sendo preciso otimizar os anúncios para que eles tenham melhores resultados.

Quer saber como otimizar campanhas no Facebook Ads e garantir o retorno sobre investimento em mídia paga? Preparamos um guia com tudo o que você precisa saber!

Foque no objetivo da campanha do Facebook

Sabemos que o alvo é sempre a conversão, mas isso pode significar diferentes ações, dependendo dos seus objetivos de negócio.

Por exemplo: para uma campanha que promove um aplicativo, a melhor conversão seria um download. Ao promover um evento, o cadastro ou a compra de ingressos seriam boas metas de conversão. É importante focar sempre no seu objetivo, seja a captação de leads, vendas, envolvimento, etc.

Agora, será possível definir todos os outros elementos da sua campanha, como as segmentações, o formato de anúncio mais apropriados e os botões de CTA.

Use a segmentação correta

Se tem algo que se destaca no Facebook Ads é o seu poder de segmentação.  Além de ter um alcance incrível, o Facebook permite que você escolha a dedo quem deve ver e interagir com os seus anúncios. Com as segmentações certas, você poderá atingir seu público-alvo mais facilmente, criando ainda diversos públicos personalizados, como uma lista de e-mails ou de pessoas que visitaram seu site.

Varie seus anúncios

Existem muitos formatos de anúncios, e testar diferentes opções é uma ótima forma de descobrir o que funciona melhor para a sua audiência. Além disso, empresas que testam mais conseguem gastar menos por anúncio. Essa é uma forma do Facebook incentivar os anunciantes a apostar pesado na ferramenta de divulgação.

Fique de olho nos seus concorrentes 

Observe o mercado e fique atento as estratégias dos seus concorrentes. Seus competidores provavelmente vendem uma solução similar para a mesma persona. Então, descobrir o que funciona para eles pode trazer insights valiosos para a sua estratégia. Evitar erros comuns e aprimorar o que já tem dado certo para a concorrência é uma forma inteligente de dar início à sua campanha.

Faça mudanças com base em amostras grandes

Não se apresse em fazer mudanças na campanha inteira só porque, de início, os anúncios não surtiram tanto efeito quanto você desejava. São muitos fatores que alteram o nível de interação dos usuários com um anúncio. Espere até coletar dados suficientes para tomar uma decisão certeira. Isso vai evitar que encerre um anúncio de qualidade ou impulsione um que não vale a pena só com base em primeiras impressões.

Anuncie nas horas de maior tráfego da sua audiência

O horário de postagem fará diferença na quantidade de pessoas que vai ver seu conteúdo e também poderá influenciar na publicação dos seus anúncios. Use todo o conhecimento que tem da sua persona e defina os horários em que seja mais provável ela estar conectada.

O tão importante call to action

call to action é o convite final para que o usuário interaja com seu anúncio, e pode ser tanto um aliado poderoso quanto um motivo de desistência para quem vê a oferta. É importante criar uma chamada que se relacione com a ação que a pessoa deve tomar.

Use os pixels para medir ações específicas

Os pixels de conversão são ferramentas do Facebook para rastrear quantas pessoas viram seu anúncio e que foram ao seu site realizar a ação desejada. A partir da instalação dos pixels, você passa a receber relatórios detalhados sobre as atividades online das pessoas que visualizaram seus anúncios, e pode usar essas informações para criar melhores campanhas. Sempre que direcionar os usuários para o seu site, use o pixel.

Prepare sua landing page para a conversão

A conversão do anúncio só acontece de verdade quando a pessoa realiza a ação desejada. É importante preparar sua landing page para conseguir o máximo de conversões possível. Faça uma landing page leve, com poucos elementos e bem objetiva. Adicione fotos e efeitos visuais, com um campo de cadastro pequeno e simples de ser preenchido. Ah, jamais esqueça do botão ‘Call to action’!

E aí, gostou das nossas dicas sobre como otimizar conversões no Facebook Ads? Acesse o blog da Mais Clicks e fique por dentro de todas as novidades do mercado de marketing digital.

Luis Felipe Checchia: paulistano, apaixonado por leitura, tecnologia e esportes. Possui experiência em grandes redações jornalísticas, como Rede Record e TV Cultura, É um dos integrantes do time de Conteúdo da Mais Clicks, produzindo conteúdos para blogs, sites, redes sociais e campanhas de mídia.