Home  /  Mídias Sociais   /  YouTube: Dicas de SEO para melhorar seu canal

YouTube: Dicas de SEO para melhorar seu canal

YouTube: Dicas de SEO para melhorar seu canal

Investir em redes sociais é uma das melhores maneiras de melhorar o marketing digital da sua empresa. O Youtube é uma ferramenta importante para dar um up na sua marca, afinal é a maior e mais acessada plataforma de vídeos do mundo. Além disso, segundo a pesquisa do Google Trends de 2017, é o canal com maior capacidade de influenciar a compra para 73% dos seus usuários.

Essa pesquisa também mostrou que 6 a cada 10 usuários dizem que a plataforma os ajuda a serem autênticos, porque para eles, o Youtube está aberto para todo tipo de expressão e para todo tipo de consumidor.

Mas você sabe quais passos seguir para usar o poder do YouTube a favor da sua empresa? Nesse post vamos dar dicas de SEO que vão mostrar qual caminho deve ser trilhado para sua empresa chegar no público alvo desejado.

Para ajudar sua empresa a atingir todo o seu potencial e emplacá-la nas primeiras posições dos buscadores, leia também a matéria que fizemos sobre as dicas de SEO para melhorar o seu site. Preparados para as dicas?

Atenção para a descrição e título do vídeo 

O nome do vídeo e a descrição são itens muito importantes para engajar os seus vídeos do YouTube. Siga essas dicas importantes na hora de fazer o título do seu vídeo:

  • Antes de gravar e roteirizar o vídeo, pesquise os temas que são de interesse das pessoas e pesquise as palavras-chave que estão em alta sobre o tema;
  • Use as palavras-chave no começo do título;
  • Escreva objetivamente sobre o tema que está sendo abordado;
  • Não use mais de 100 caracteres no título;

A descrição também tem a sua importância, por isso conta com as suas próprias regras.

Na descrição, escreva o assunto principal nos 150 primeiros caracteres, porque só eles vão aparecer nos resultados dos buscadores;

  • A descrição realmente tem que conter informações importantes, por isso não escreva qualquer coisa apenas para preencher o espaço;
  • Use as palavras-chave no início do texto;
  • Se quiser, inclua o link da landing page ou do site da sua empresa;
  • Coloque os links das suas outras redes sociais.

Invista nas capas e no conteúdo do YouTube

A capa dos vídeos, assim como os títulos, também conhecidos como thumbnails, são os primeiros itens que serão vistos. Então, se preocupe em colocar imagens com boa qualidade. Além disso, fique atento a outros itens.

  • A capa tem que transmitir o tema principal do vídeo;
  • Se for escrever na capa, use poucas palavras;
  • Utilize a palavra-chave no texto.

A aparência é muito importante, mas ainda não é tudo na vida e nos vídeos.

 

 

Então lembre-se de que o conteúdo é quem prenderá o seu usuário por mais tempo no seu canal. Faça sempre conteúdos com qualidade, informação e fale sobre os que as pessoas querem saber sobre o mercado que a sua marca está presente, e não sobre o que você acha mais legal.

Use tags com sabedoria

Use poucas tags e aproveite-as para transmitir o conteúdo principal do seu vídeo.

  • Coloque as palavras-chave nas tags;
  • No caso de dúvida, use as sugestões de tags do YouTube;
  • Se inspire com as tags que o concorrentes usam;
  • Use tags relacionadas ao seu site.

Use calls to action nos seus vídeos

Aproveite o seu vídeo para fazer seus usuários interagirem com o seu canal. Coloque calls to action ao decorrer do vídeo para chamar as pessoas para se inscrevem no canal, para verem outros vídeos da empresa e para gerar tráfego para o seu site ou landing page.

Duração e qualidade do vídeo

A duração e a qualidade do vídeo são essenciais para você se manter relevante na ferramenta. O que adianta você estar entre os canais mais relevantes na pesquisa do Youtube, mas não entrega algo de qualidade para seus fãs?

Preparamos algumas dicas para o seu conteúdo ter a qualidade necessária para se manter relevante:

  • Grave vídeos com boa qualidade de imagem, de preferência com a resolução 1280 x 720
  • Filme seu vídeo na horizontal. Este formato é considerado o ideal para a publicação de vídeos na plataforma
  • Grave vídeos de até 10 minutos. Os usuários do Youtube preferem vídeos mais curtos e objetivos
  • Caso não seja possível editar seu vídeo para ficar com um tempo menor, divida seu vídeo em várias partes e use a descrição dos vídeos para linkar todas as partes.

As redes sociais e interações são importantes

Todas as suas redes sociais devem estar conectadas. Sempre publique os links dos seus vídeos nas outras redes, e também faça o caminho inverso levando os usuários do YouTube para seus outros domínios. Nunca se esqueça de interagir com os seus usuários e responder os comentários nos seus vídeos. Essa interação fará com que meros internautas virem fãs da sua marca, o seu canal ganhará relevância e os compartilhamentos e comentários aumentarão.

A publicação dos seus vídeos precisa ser contínua, para que o seu público se mantenha interessado. E nunca esqueça: o vídeo é umas das formas mais formas mais rápidas e interativas para chegar em quem você quiser.

O que você achou deste conteúdo? Então dê sua opinião nos comentários. Acompanhe nosso blog e as nossas redes sociais para descobrir mais dicas para fazer sua empresa vender cada vez mais!

Se você quiser investir em estratégias de SEO para alcançar os melhores resultados, entre em contato com a gente!

YouTube: Dicas de SEO para melhorar seu canal
Vote nesta postagem!

Rebecca Vettore nasceu em São Paulo e, desde criança, já sabia que queria ser jornalista. Passou pelas redações da Rede Internacional de Televisão (RIT), Rede Bandeirantes (Band) Olhar Digital, Vix e a agência Idealista. Atualmente ela faz parte do time de conteúdo da Mais Clicks e faz conteúdos para blogs, sites e mídias sociais.Graduação: Centro Universitário AnhangueraHobbys: Leitura, fotografia e ciclismo