Home  /  Marketing   /  7 dicas para não cair em fraudes no Dia do Consumidor

7 dicas para não cair em fraudes no Dia do Consumidor

7 dicas para não cair em fraudes no Dia do Consumidor

Descontos, descontos e mais descontos. Quem aí não ama comprar aquele produto que tanto deseja com promoção?  Mas, antes de sair comprando seus presentes em sites desconhecidos neste Dia do Consumidor, preparamos 7 dicas importantes para você garantir suas compras com mais segurança. Preparados?

1 ) Desconfie de sites desconhecidos

É muito importante você estar atento aos preços dos produtos que você deseja neste Dia do Consumidor. Se você encontrar um site com um preço muito fora do comum dos outros, desconfie. É preciso pesquisar o histórico do e-commerce e suas reclamações. Uma boa ferramenta para isso é usar o Reclame Aqui, que reúne as principais reclamações sobres os varejistas e lojas online brasileiras. Uma loja com muitas reclamações e que não responde seus clientes não é uma boa pedida para esta data. Dê prioridade para os grandes varejistas

2) Pesquise o histórico de preços dos produtos

Outra medida muito importante é pesquisar o histórico de preços dos últimos 6 meses do produto desejado. Aqui a intenção é não cair naquele famoso golpe de ‘tudo pela metade do dobro’ neste Dia do Consumidor. Muitas lojas aumentam os preços semanas antes de datas comemorativas para os e-commerces. Uma boa dica é acessar o Buscapé, maior comparador de preços do Brasil, que faz um histórico dos últimos 6 meses, para entender se você está realmente fazendo um bom negócio.

3) Preço do Frete

Muitas vezes os e-commerces fazem boas promoções, mas aumentam o preço de entrega dos produtos. Isso é feito, muitas vezes, com o objetivo de recuperar o desconto oferecido para os clientes. O consumidor precisa ter o cuidado de avaliar a variação nos preços das lojas virtuais e das lojas físicas. Em alguns casos, pode compensar você comprar seu produto na loja física, seja pela preço elevado do frete ou na demora da entrega.

4) Código de Defesa do Consumidor

O Código de Defesa do Consumidor é um importante aliado nas compras onlines. Entenda quais são os direitos e deveres dos consumidores antes de comprar seus produtos. Por exemplo: você poderá devolver um produto comprado de forma online, por qualquer motivo que seja, em até 7 dias. Vale frisar que todas as regras estabelecidas no país por meio do Código de Defesa do Consumidor continuam em vigor durante o ano inteiro.

5) Fique atento ao estoque

Confira se o produto que você deseja existe de fato no estoque do e-commerce. Há registros de casos em que o consumidor comprou um artigo pelo preço promocional, mas a loja não entregou alegando falta de estoque. Se isso acontecer, o consumidor tem três opções: exigir o cumprimento da oferta, aceitar um outro produto pelo mesmo preço pago ou ainda receber de volta o dinheiro que pagou. Fique esperto para não ser enganado!

6) Pagamento seguro

Pronto, você já achou aquela oferta dos sonhos. Agora, atente-se a segurança de pagamento do site. Verifique se o site, no momento da transação, possui no canto inferior da tela um cadeado ou chave. Atualize seu programa antivírus, bem como os programas de monitoramento contra spywares e firewall. Estas medidas são muito importantes para evitar golpes financeiros ou problemas judiciais.

7) Dúvidas? Contate a empresa!

Tenha a consciência: A loja que você for comprar deve ter várias opções de contato (telefone, chat, e-mail, etc). Quanto mais fácil você localizar telefones, endereços e e-mail para entrar em contato com o comércio eletrônico, tirar dúvidas ou encaminhar problemas, mais confiável o site é e menos provável será de você ser vítima de um golpe virtual.

E aí, preparado para comprar tudo nesta sexta-feira? Então fique ligado nas nossas redes sociais para acompanhar estas e outras dicas!

Luis Felipe Checchia: paulistano, apaixonado por leitura, tecnologia e esportes. Possui experiência em grandes redações jornalísticas, como Rede Record e TV Cultura, É um dos integrantes do time de Conteúdo da Mais Clicks, produzindo conteúdos para blogs, sites, redes sociais e campanhas de mídia.