Home  /  Email marketing   /  Email Marketing: Entenda o porquê investir nesta ferramenta

Email Marketing: Entenda o porquê investir nesta ferramenta

Email Marketing: Entenda o porquê investir nesta ferramenta

Email marketing é uma estratégia de inbound marketing muito utilizada pelas empresas para se relacionar com seu público-alvo, sejam eles clientes ou potenciais clientes. Buscando melhorar as estratégias de email marketing, diversas marcas estão profissionalizando este serviço, com planejamentos prévios e aumento das contratações de profissionais especialistas.

Apesar de redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter estarem muito presentes na rotina da maioria dos consumidores, o email ainda tem a sua eficiência. Segundo a Radicati, consultoria norte-americana especializada no mercado de TI, em 2015 existiam 2,5 bilhões endereços de email. Ainda segundo a empresa, a tendência é que esse número chegue a 2,9 bilhões em 2019. 

Segundo a pesquisa ‘Marketing Sherpa’, realizada em 2015, 70% dos consumidores pelo mundo escolhem o email como a melhor maneira de receber informações sobre as marcas. Já a pesquisa ‘Email Marketing Trends’, feita em 2017, apontou que 81,2% da população do Brasil visualizada o seu email diversas vezes do dia. 

Já que este assunto está tão em alta, preparamos um manual com boas práticas para você entender a real funcionalidade e começar a ter bom resultados com o email marketing.

Tipos de emails

Antes de começar a enviar seu email marketing é preciso desenvolver uma lista de contatos, que pode ser feita através do recebimento de leads em seu site. Depois que montar uma lista razoável, organize os seus contatos entre bases que estejam dentro dos objetivos da sua empresa. A seguir, uma lista com os principais temas de e-mails.  

  • E-mail de aniversário: Esse email deve ser curto, sem muitos textos e promoções, já que ele serve apenas parabenizar o usuário e demonstrar a importância que ele tem para a sua marca.
    Charlie Chaplin lhe dando Feliz Aniversário
  • Bem-vindo: Quando houver a entrada de um novo lead, envie um email dando as boas vindas. Mas atenção: mande somente informações importantes que esse novo cliente em potencial precisa saber da sua empresa.
  • Ofertas: Antes de uma promoção começar, é importante enviar um email avisando seus clientes. Mas use esse espaço para demonstrar a importância dos clientes vips, aqueles que compram com mais frequência, e dos clientes novos. Por isso, envie mensagens com informações sobre a promoção alguns dias antes do público geral.
  • Institucional: São emails importantes que devem ser enviados com moderação. Por isso, encontre um equilíbrio na quantidade de envios e identifique o momento certo para esses disparos. Caso contrário, a taxa de rejeição vai aumentar no meio da sua base.  
  • Reconquista: Clientes considerados inativos que deixaram de comprar os seus produtos, mas que ainda interagem com a marca, são extremamente importantes. Por isso, mande emails com promoções especiais de produtos que eles gostam para reconquistá-los.
  • Datas sazonais: Dias das mães, Natal, Ano Novo, Dia das crianças, 13º salário, semana do cliente e Black Friday são datas sazonais importantes que você deve usar ao seu favor. Para atrair a atenção dos seus consumidores, escreva textos pequenos, use imagens e fotos com boa qualidade no corpo do email.  

Vantagens do email marketing

Se o email marketing for encaminhado para o público certo, isto é, aquele que realmente está interessado no produto ou serviço que você está oferecendo, as vendas aumentaram muito.

O email também serve para você desenvolver um relacionamento com os seus clientes. Não adianta só mandar um email de vez em quando. É preciso enviar e-mails periodicamente com conteúdo rico, material institucional, novidades e promoções. Se essa nutrição de leads foi bem feita, as chances dos clientes realizarem novas compras, aumentarão, porque a sua marca estará presente na rotina dele.

O fortalecimento da marca na memória dos clientes aumenta a quantidade de conversões.

Como elaborar um email de sucesso

Para fazer um email de sucesso você precisa primeiro levar em conta qual é o objetivo da sua empresa, porque dependendo de qual for, invista em métodos diferentes. Depois de descobrir isso, sempre que fizer um email, faça algo bem escrito e com imagens de boa qualidade e leves, sem muitos kbps.

Para ter o melhor retorno, também é essencial segmentar a sua lista de emails de acordo com as características que os seus leads tenham em comum. Você pode descobrir se está tendo sucesso se tiver quantidades consideráveis de aberturas, cliques, entregas e conversões.

Taxa de entrega

É importante que seus e-mails sejam enviados somente a quem deseja receber seu conteúdo, pois quanto mais pessoas declaram seu conteúdo como spam, menor será sua taxa de entrega, tirando a credibilidade e a confiança na sua empresa. A utilização de CRMs também é uma forma de aumentar as taxas de aberturas porque eles verificam a veracidade dos endereços e dos servidores dos emails dos seus leads.

Taxa de abertura

A maioria dos emails marketing não consegue chegar a caixa de entrada, mas o mais importante, mesmo se cair no spam, é que o usuário abra o seu email. Uma das maneiras de gerar mais taxas é desenvolver um bom título. Ele deve ser bem chamativo, com poucos caracteres, que gere interação com o usuário, que não tenha muitas pontuações e com palavras chave que sejam pertinentes e mais buscadas.

Taxa de cliques

Para melhorar essa taxa o seu conteúdo tem ser relevante e deve mostrar o que o usuário realmente está procurando. Invista em um design atrativo e utilize o formato html nos seus emails.

Taxas de conversão: As pessoas se interessam e acabam gerando mais conversões quando os emails têm tons de urgência, divulgações de promoções e benefícios como ebooks, webnar, testes, quizz, etc.  

Apesar de 94,1% dos brasileiros usarem o desktop para verem os seus email, de acordo com a Email Marketing Trends de 2017, é importante que esse documento também tenha boa visualização no mobile.

Jim Carrey digitando muito rápido.

Testes são boas formas de ter sucesso no seus disparos. Sempre que achar necessário teste os seus títulos. Use dois ou mais textos para o mesmo email, descubra qual tem melhor aceitação e cancele o envio do pior tipo. Com isso, você vai entender o que a sua base mais gosta de ler e formas de conquistá-la. Teste também os horários de envio para descobrir quais são os preferidos das suas bases.

Sempre deixe as informações mais importantes e o CTA no começo do email, porque a maioria dos usuários não rolam a página inteira do documento.

Se você quiser investir em estratégias de email marketing para alcançar os melhores resultados, entre em contato com a gente!

Email Marketing: Entenda o porquê investir nesta ferramenta
5 (100%) 1 vote

Rebecca Vettore nasceu em São Paulo e, desde criança, já sabia que queria ser jornalista. Passou pelas redações da Rede Internacional de Televisão (RIT), Rede Bandeirantes (Band) Olhar Digital, Vix e a agência Idealista. Atualmente ela faz parte do time de conteúdo da Mais Clicks e faz conteúdos para blogs, sites e mídias sociais.Graduação: Centro Universitário AnhangueraHobbys: Leitura, fotografia e ciclismo