Home  /  Em destaque   /  Email Marketing: O guia completo para aplicar em suas estratégias

Email Marketing: O guia completo para aplicar em suas estratégias

Email Marketing: O guia completo para aplicar em suas estratégias

Email marketing é uma estratégia de inbound marketing muito utilizada pelas empresas para fortalecer o relacionamento com clientes e potenciais clientes. Apesar das redes sociais mais famosas como Facebook, Instagram e Twitter estarem muito presentes na rotina da maioria dos consumidores, o email ainda tem o seu charme. 

Segundo dados da Radicati, em 2015 existiam 2,5 bilhões endereços de email no mundo, e a tendência é que esse número chegue a 3 bilhões em 2020. Além disso, a pesquisa Marketing Sherpa aponta que mais de 70% dos consumidores escolheram o email como a melhor maneira de receber informações sobre suas marcas preferidas. 

Outro dado interessante que reforça a importância dessa estratégia: 81,2% da população digital olha o email várias vezes ao dia, segundo a pesquisa ‘Email Marketing Trends de 2017’. 

O que é email marketing?

Primeiro, antes de falar das estratégias e métricas, é importante deixar claro o que é email marketing. Para nos ajudar a entender certinho, convidamos o especialista em CRM, Thiago Vinicius. 

“O email marketing é a utilização do email como ferramenta de marketing digital, usando estratégias de réguas de relacionamento, realizando análises de indicadores através de relatórios manuais e automatizados, assim fazendo uma estratégia cada vez mais assertiva. O cliente deve receber apenas aquilo que tem interesse”

Agora que você já sabe um pouco sobre a estratégia, preparamos um manual com boas práticas para você aprender sobre a real funcionalidade e começar a ter bons resultados. Bora conferir? 

Vantagens da estratégia de CRM (email marketing)

Se o seu email for encaminhado para quem realmente está interessado no produto que você está oferecendo, as vendas possivelmente aumentarão. Isso acontece porque está sendo oferecido o produto/serviço certo para a pessoa certa na hora certa.

Vantagens do email marketing

Além disso, esta estratégia te ajuda a desenvolver um bom relacionamento com os seus clientes. Ah, mas não adianta só mandar um email e acabou. É preciso nutri-los de conteúdo 

periodicamente. 

Planeje e faça campanhas de email marketing para o momento certo dos seus leads. Seu cliente está procurando uma calça jeans? Envie um conteúdo relacionado com o tema, oferecendo diversas opções de compra do modelo e estilo que ele procura. =)

Importante: Se a nutrição de leads for bem feita, as chances do cliente realizar novas compras será maior. Afinal, a sua marca estará sempre presente na jornada de compra destes consumidores. 

Uma última dica extra: Invista em fortalecimento de marca, invista em branding. Seus resultados serão cada vez mais satisfatórios. 

Conheça alguns tipos de email

Antes de começar a enviar um mail marketing, é preciso gerar leads e consequentemente  uma base de contatos. Você pode fazer essa ação de captação através do seu site ou landing page. Mas como? 

  • Coloque um formulário de cadastro no seu site que chame a atenção do usuário e faça ele se cadastrar para receber seus emails. Este é o começo de um relacionamento duradouro!

Depois que montar uma base de emails, organize os seus contatos entre listas de acordo com o momento e objetivo daquele potencial consumidor: novo cadastro, compradores, compradores assíduos, remarketing, etc. 

Agora que você já organizou toda a sua base, que tal conhecer os principais temas de emails que podem ser enviados? Aqui vão alguns exemplos: 

  • Bem-vindo: Quando houver a entrada de um novo lead, envie um email dando as boas vindas. Mas fique atento e mande só informações importantes, que realmente são necessárias para ele saber da empresa: o que vocês vendem, quais serviços oferecem, vantagens e condições especiais, etc;
  • Email de aniversário: Esse email deve ser curto, sem muitos textos e promoções. Afinal ele serve apenas parabenizar o usuário e demonstrar a importância que tem para a sua marca;  
  • Ofertas: Antes de uma promoção começar, é importante enviar um email avisando seus clientes. Mas use esse espaço para demonstrar a importância dos clientes vips, que são aqueles que compram com mais frequência. Por isso, envie mensagens para este público com informações sobre a promoção alguns dias antes do público geral; 
  • Institucional: São emails importantes que devem ser enviados com moderação. Por isso, encontre um equilíbrio na quantidade de envios e identifique o momento ideal para esses disparos. Caso contrário, a taxa de rejeição dos seus disparos aumentará;  
  • Reconquista: Clientes considerados inativos são aqueles que deixaram de comprar os seus produtos, mas que ainda interagem com a marca. Ou seja, estão interessados e à espera de uma nova oportunidade de compra. Por isso, mande emails com promoções especiais para reconquistá-los; 
  • Lembranças: Tipos de emails que lembram o usuário do pagamento do boleto e reabastecimento de algum produto que está chegando ao final, por exemplo. Esta estratégia deve com certeza estar na sua régua de relacionamento para aumentar suas vendas;
  • Datas sazonais: Dias das mães, Natal, Ano Novo, Dia das crianças, 13º salário, Semana do Cliente e Black Friday são datas para usar a seu favor. Para atrair a atenção dos seus consumidores, escreva textos pequenos, use imagens e fotos com boa qualidade no corpo do email.  

Quais são os melhores emails para o meu funil de vendas? 

Funil de vendas e email marketing com certeza são estratégias que têm tudo haver, pois analisam a jornada do consumidor e definem estratégias para cada etapa deste caminho de compra. Aqui são propostas ideias para cuidar dos clientes desde quando são apenas visitantes do site até virarem compradores fiéis. 

Os melhores emails marketing para o funil de vendas

Os melhores emails marketing para o funil de vendas

Legenda: Fique atento para seguir estratégias diferentes para períodos diferentes

Assim como no topo do funil de vendas, onde o objetivo principal é gerar atração, os emails dessa etapa devem chamar a atenção dos novos leads. Eles precisam fornecer informações da marca, ter foco institucional e nada vendedor. O ideal neste momento é enviar conteúdos com e-books, emails de agradecimento pelo cadastro e bem-vindo, etc.

Já os emails do meio do funil, são voltados para o patamar da consideração. Neste momento, o público já teve o 1º contato com a marca e agora o objetivo é fazer com que a sua empresa tenha relevância na hora da compra. Dentro dessa estratégia podem ter os tipos de emails de conteúdo rico com títulos como “conheça a nossa nova coleção”, “você sabia?”, entre outros.

Quando chega ao final do funil, o consumidor já considera a sua marca entre uma das opções na hora de compra, por isso os emails têm que focar exclusivamente na conversão. Para isso, o bom é investir em conteúdos mais vendedores, como emails mkt promocionais, com cupons de desconto, etc. 

OBS: O mais importante para ter conversão é despertar a curiosidade e o interesse imediato nos produtos. 

E se você quiser saber mais sobre as etapas do funil de vendas, não deixe de ler a nossa matéria do blog sobre este assunto

Quais são as métricas importantes para um email marketing?

Para fazer campanhas de email marketing de sucesso, primeiro você precisa levar em conta qual é o objetivo da empresa. Afinal, o tipo de investimento e estratégia serão definidos de acordo com esse propósito. Depois disso, sempre que fizer um email, faça algo bem escrito, com imagens de boa qualidade e leves, sem muitos kbps. 

Outro fator de extrema importância é a segmentação da base. Por mais que o conteúdo seja criativo e de qualidade, nenhum cliente assíduo quer receber, erroneamente, um email de boas vindas, não é mesmo? Por isso, é  essencial segmentar a sua lista de emails de acordo com as características que os seus leads tenham em comum. 

Na hora de mensurar o desempenho da ação, analise as métricas abaixo:

  • Taxa de entrega: É importante que os emails sejam enviados somente a quem deseja receber seu conteúdo, pois quanto mais pessoas declaram seu conteúdo como spam, menor será sua taxa de entrega, tirando a credibilidade e a confiança na sua empresa. A utilização de plataformas também é uma forma de aumentar as taxas de aberturas, já que elas verificam a veracidade dos endereços e dos servidores dos emails dos seus leads; 
  • Taxa de abertura: A coisa mais importante para quem envia um email, seja qual for o objetivo dele, é ser aberto e reconhecido, certo? Por isso, a taxa de abertura é uma das principais métricas para se analisar em uma estratégia de email marketing. Uma das maneiras de aumentar suas taxas de abertura é escolhendo um bom título. Ele deve ser bem chamativo e ter, no máximo, 40 caracteres. Isso é importante para que funcione como um convite à interação com o usuário. Evite pontuações e use palavras-chave que sejam pertinentes e mais buscadas; 
  • Taxa de cliques: Para melhorar essa taxa, que também é conhecida como CTR, o seu conteúdo deve ser relevante e mostrar o que o usuário realmente está procurando. Invista em um design atrativo e sempre utilize o formato html nos seus emails; 
  • Taxas de conversão: As pessoas se interessam e acabam gerando mais conversões quando os emails têm tons de urgência. Então invista em divulgações de promoções e benefícios como descontos exclusivos, lançamentos, etc.

De acordo com a pesquisa Email Marketing Trends 2018, 93,5% dos brasileiros usam o desktop e 91% o mobile para verem os seus emails. Por isso, é muito importante fazer um documento responsivo, isto é, que se adapte independentemente do local onde será visualizado/acessado. 

Testes são boas formas de melhorar o sucesso do seu disparo. Sempre que achar necessário teste os seus títulos. Use dois ou mais textos para o mesmo email e descubra qual tem melhor aceitação. Isso vai fazer com que você entenda o que a sua base mais gosta de ler e formas de conquistá-la. 

Teste também os horários de envio para descobrir quais são os preferidos das suas bases. 

Sempre deixe as informações mais importantes e o Call to action (CTA) no começo ou meio do email, já que a maioria dos usuários não costuma rolar toda a página do documento.

Dicas de como fazer email marketing

Existem palavras que devem ser retiradas do seu vocabulário quando o assunto é título de email marketing. Para que seu conteúdo não caia no limbo da caixa de spam, não use os termos abaixo.

Clique Assine Visite o site Saiba mais Dê uma olhada Leia agora Não exclua Veja isso Grátis De graça Free Desconto Oferta Promoção Confira Abra Isso não é spam Atenção Especialmente para você A informação que você pediu

Atenção: assuntos que utilizam somente palavras em caixa alta e excesso de pontuações como exclamação e interrogação, também vão direto para o spam.

Para o mercado do e-commerce e outros tipos de empresas, existem palavras e expressões muito boas que devem ser usadas nos títulos:

Agora / Já Última chance Hoje Tempo limitado Não perca tempo 24 horas Urgente Surpresa Imediato Só até amanhã

Mas como nem só de palavras se vivem os títulos de emails, vamos dar outras dicas muito legais para convencer o seu consumidor a abrir a mensagem: 

  • Use emojis com moderação;
  • Crie relevância para o seu assunto;
  • Personalize o email para que o cliente se sinta único;
  • Coloque informações no texto de apoio no título, o snippet. É ideal que esse texto complementar tenha entre 40 a 90 caracteres;
  • Percentual e números chamam muita atenção, use-os quando estiverem no contexto;
  • Faça perguntas para gerar curiosidade no usuário;
  • Para garantir a entregabilidade, mantenha um equilíbrio entre a quantidade de texto e imagem no conteúdo. O ideal é manter 60% de texto e 40% de imagem. 
  • Gifs são ótimos para chamar a atenção do usuário, mas tome cuidado para não deixar o email pesado e que seja reconhecido como SPAM;
  • Comprima as imagens para não comprometer o tamanho do email, afinal de contas muitas pessoas usam o plano de dados para acessar a caixa de entrada;
  • Contagem regressiva é uma ótima técnica para gerar interesse;
  • Evite usar fundos escuros e textos com fontes muito claras;
  • Use no máximo duas fontes por email;
  • Mande email teste para seus colegas de trabalho, antes de enviar para todo a sua base de leads.

Como melhorar o relacionamento com o meu público?

O email pode e deve ser usado como uma ferramenta de marketing digital para melhorar o relacionamento com o seu público. Tanto aquele que é fiel, que compra sempre, quanto aqueles novos leads que forem conquistados. 

Como melhorar o relacionamento com o público usando o email marketing

Legenda: Boas taxas de abertura depende das suas estratégias

Para melhorar a experiência do usuário com a marca, aqui vai algumas dicas bem rápidas: 

  • Todo email deverá conter um link de descadastro, para quem não deseja receber. Isso é essencial em todo e qualquer disparo que fizer. 
  • Sempre observar se a rotina dos seus emails está sendo bem recebida por seus leads. Observe se o número de solicitações de descadastro começar a crescer. Caso ocorra, diminua a frequência de envios;
  • Crie automações de Boas-vindas e Aniversário;
  • Trabalhe com uma base engajada. Aqueles que estão interagindo e convertendo são os clientes mais fiéis;
  • Dê uma atenção especial para clientes VIP, realizando envios personalizados ou até mesmo disparo exclusivos com as novidades;
  • Utilize assuntos com CTAs de acordo com o conteúdo do email, porém que despertem curiosidade;
  • Faça uma limpa nas bases com máxima rotina possível, assim o relacionamento será cada vez mais assertivo;
  • Utilize ferramentas que atendam sua realidade. Use todos os recursos que ela pode lhe oferecer, para garantir máximo desempenho.

Glossário de email marketing

Ao começar a trabalhar com essa estratégia pode ser que você se depare com algumas palavras e expressões, que são bem comuns no dia a dia da área, mas que parecem difíceis de compreender. Não fique preocupado! Vamos esclarecer alguns tudo agora: 

  • Subject: Nada mais e nada menos do que o assunto/título do email;
  • Above the fold (Acima da quebra): É a parte de cima do email onde é possível ver todo o conteúdo sem precisar rolar nenhuma vez. Essa parte nobre é uma das mais importantes, por isso deve contar a mensagem principal do email. Exemplo: O desconto principal, o nome da campanha ou produto foco da sua campanha; 
  • Blacklist: Quando a empresa, por exemplo, enviam emails todos os dias ou reenviam mensagens mesmo quando o usuário pede para se descadastrar, ela entrará em na lista negra dos servidores e seus disparos podem começar a serem considerados spam; 
  • Whitelist: É literalmente o contrário de blacklist. Então se a sua marca toma medidas básicas, como ter a opção de descadastramento, as chances de entrar na lista de domínios que vão direto para a caixa de entrada aumentarão. Conclusão, respeitar o usuário só te trará vantagens;
  • Clicktrough: É qualquer interação do usuário com o email, seja ela de clicar na imagem de um produto ou em um link direto de compra para o e-commerce;
  • Hard Bounce: É um erro mais pesado de envio de email marketing e está ligado com situações mais permanentes, como quando o usuário cadastrou um endereço errado; 
  • Opt-out: É ação de descadastrar o email da lista de contatos de uma determinada marca. É o famoso “não quero mais ver esse tipo de conteúdo na minha caixa”;
  • Soft bounce: É um erro mais leve que acontece na hora do email marketing chegar na caixa do usuário. Geralmente é consequência de falta de espaço na caixa de entrada da pessoa.

Ferramentas de automação de marketing

Toda ajuda é bem-vinda quando o assunto é convencer o usuário que o seu email é diferente de todos os que chegam na caixa de entrada diariamente. Uma ferramenta de automação é aquela ‘mão na roda’ para melhorar a performance da empresa e fazer seu lead avançar na jornada de compra. 

De acordo com Ana Carolina Hubner, gerente de contas da Dinamize, “as automações de marketing digital são baseadas em dados e comportamento dos contatos de acordo com as suas necessidades. Desta forma, você consegue entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa, na hora certa. Além de conquistar o cliente, as empresas otimizam tempo e vendem mais com o auxílio das ferramentas”. 

O mercado possui diversas ferramentas de automação para email marketing. Com tantas opções e diferentes características, o ideal é optar por aquela que é mais completa para a sua necessidade.

“Algumas funcionalidades que oferecemos poderão melhorar o seu resultado seja na atração (com landing pages, formulários, pop ups) ou ações de nutrição e venda (lead tracking, lead scoring, fluxos de automação, sms, push notification, email), é possível  aumentar o número de leads, engajar a base, gerar novas vendas e, por fim, fidelizar clientes”, completa Ana Carolina. 

Por que investir em email marketing?

Se até esse momento você ainda não se convenceu de começar a usar email marketing para conversar com os seus clientes, aí vão alguns dados importantes da pesquisa ‘Email Marketing 2018 Trends 2018’:

  • 95,9% dos usuários acessam a caixa de entrada todos os dias;
  • 78,4% gostam de receber newsletters;
  • 76,8% já compraram depois que receberam um email marketing. Então, se eles gostarem do seu título, provavelmente vão abrir seu email. Se o produto for atrativo e atender uma necessidade deles, poderão realizar uma compra;
  • As roupas estão entre os itens campeões de vendas, representando 22,7% das ações. Já os eletrônicos ficaram em 2º lugar com 21,6% das compras. 

Bônus: Case Mais Clicks

A área de email marketing da Mais Clicks conquistou números bem expressivos de conversão no primeiro semestre de 2019 com a conta de uma marca de moda com foco em Lingeries e Pijamas. Com réguas de relacionamentos baseadas nos interesses e compras de usuários, entendimento do público quanto a horários e dias da semana mais aceitos, segmentações mais engajadas, conteúdos assertivos e falando com o público certo no momento certo, nosso time de CRM fez a conta crescer 436% em junho/2019.

Entre as mudanças que realizamos, podemos destacar algumas: 

  • Automações de Boas Vindas e Conteúdo Rico;
  • Aumento na quantidade de campanhas enviadas semanalmente juntando com segmentações assertivas onde conversamos com público qualificado;
  • Assuntos que condizem corretamente com o conteúdo, aumentando a aceitação e taxas dos emails. 
Case de sucesso Mais Clicks no crescimento em receita utilizando email-marketing

Case de sucesso Mais Clicks no crescimento em receita utilizando email-marketing em 2019

Gráfico de crescimento demonstra a importância de uma estratégia inteligente para o email marketing. Um x equivale ao valor de uma casa de mil e os dois x equivalem a duas casas de mil reais.

E aí, curtiu todo o nosso conteúdo? Se você quiser investir em estratégias de email marketing para alcançar os melhores resultados, entre em contato com a gente! Fique ligado ainda nas nosso Facebook e Instagram para mais dicas sobre o mundo do marketing digital! 

 

Rebecca Vettore nasceu em São Paulo e, desde criança, já sabia que queria ser jornalista. Passou pelas redações da Rede Internacional de Televisão (RIT), Rede Bandeirantes (Band) Olhar Digital, Vix e a agência Idealista. Atualmente ela faz parte do time de conteúdo da Mais Clicks e faz conteúdos para blogs, sites e mídias sociais. Graduação: Centro Universitário Anhanguera Hobbys: Leitura, fotografia e ciclismo