Marketing digital: 6 ferramentas de automação

Marketing digital e automação são dois conceitos muito mais entrelaçados do que a maioria das pessoas imagina. Um ditado popular que se aplica perfeitamente no segmento é que “tempo é dinheiro”.
Por conta disso, um bom profissional deve dominar e saber tirar o máximo de proveito de tecnologias inovadoras.
Pensando justamente em auxiliar quem está se aventurando nesse meio, vamos mostrar 6 ferramentas de automação que vão revolucionar suas estratégias. Continue lendo!
O que é automação?
Antes da lista em si, vamos explicar melhor esse conceito. Basicamente, automação vem de “automático”, ou seja, “que funciona por si, dispensando operadores” (Dicionário Oxford).
Assim, o processo de automação envolve retirar o esforço humano de uma máquina e fazer com que ela funcione sozinha.
No Marketing Digital, as ferramentas abaixo fazem exatamente isso: colocam em prática suas estratégias de forma que a eficiência e eficácia aumentem sem precisar de esforços crescentes por parte do profissional.
As vantagens são várias:
- Maior produtividade.
- Economia de tempo e dinheiro.
- Nutrição e preparação de leads.
- Coleta otimizada de dados.
- Controle maior no funil de vendas.
- E muito mais!
Agora, vamos te mostrar quais ferramentas merecem a sua atenção.
6- Wingi
A WINGi é uma plataforma de gerenciamento de dados/leads e relacionamento com os clientes, que busca melhorar a experiência de atendimento e a performance de vendas.
Intuitiva, simples e rápida, ela conta com um dashboard de fácil navegação para que o usuário tenha ampla visão de toda a situação dos leads para um atendimento objetivo e focado
A ferramenta automatiza toda a comunicação com o cliente por meio de Whatsapp, email, SMS e ligação.
5- Ortto
O Ortto (anteriormente Autopilot) é uma ferramenta voltada para o marketing por e-mail, SMS, redes sociais e e-commerce. Principalmente para quem precisa nutrir seus leads através desses meios.
Com esse serviço, o profissional pode acompanhar cada passo que os leads levam até chegar à venda. Ou seja: você vai conseguir detectar onde sua estratégia está acertando e onde está errando, de forma a aprimorar cada ponto.
E o melhor é que essas informações são mostradas de forma super intuitiva e organizada, com um gráfico mostrando justamente as etapas mencionadas. Assim, é a ferramenta ideal para melhorar sua coleta de informações.
Aliás, empresas como Microsoft e LG são utilizadoras do Ortto.
4- RD Station
Fazer essa lista sem falar do RD Station seria um erro gigantesco. Dessa forma, o software brasileiro não só é excelente ferramenta de automação, como uma das melhores soluções de Marketing Digital presentes no mercado.
Nela, é possível fazer praticamente tudo:
- Programar posts em redes sociais.
- Controlar o fluxo de e-mails.
- Criar landing pages.
- Acompanhar leads em todos os estágios do funil.
E isso só falando das principais funções. Fora o que está nessa lista, o RD Station é o paraíso do gestor que sabe usar dados. Com muita organização e sofisticação, é possível usar o software para fazer uma estratégia de meses ser praticada em muito menos tempo.
E o melhor: é 100% brasileiro.
3- Leadlovers
Falamos muito de leads, mas isso não foi sem motivo. Este conceito é uma das principais colunas de qualquer estratégia de marketing digital, sendo justamente a oportunidade de negócio que deve ser gerada, nutrida e acompanhada até a decisão final.
Com isso em mente, o Leadlovers foca em entregar todas as soluções que você precisa para fazer do seu lead uma conversão perfeita.
Usa Whatsapp para o marketing? A ferramenta automatiza suas mensagens. SMS? Também está por lá. Quer colher dados e repensar sua estratégia? Tudo vai estar ali, de forma que você possa acompanhar em tempo real.
Por fim, uma das vantagens dessa solução (e das outras na lista), é reunir em um só lugar várias funcionalidades diferentes. Isso faz total diferença, pois junta em uma única plataforma o que normalmente seria feito em várias.
2- Sendinblue
Outra ferramenta que reúne várias soluções em um único lugar é a Sendinblue, responsável por atender 80 mil usuários em 160 países.
Assim, é uma plataforma interessante para quem não quer arriscar, já que possui um plano gratuito com acesso a várias funcionalidades diferentes. Falando nas funções em si, ele entrega algo bem próximo dos outros indicados: acompanhamento dos leads em mais de um canal, coleta e análise de dados.
Dessa forma, a indicação é realmente por conta do plano free, já que muitos profissionais não possuem um grande orçamento a disposição.
1- Hubspot
O que seria do marketing digital sem a Hubspot? A empresa mudou a forma de fazer marketing, criando praticamente todo o movimento inbound.
Por isso, não é surpresa alguma que sua ferramenta de automação seja uma das melhores disponíveis e atenda tantos gestores pelo mundo. Gerar leads, nutrir e mantê-los se torna incrivelmente mais fácil com essa solução.
Da captação, gerenciamento de conteúdo e vendas até o acompanhamento do cliente, a Hubspot criou um software capaz de fazer o trabalho de uma equipe inteira.
Conclusão
As ferramentas acima são apenas referências conhecidas no mercado. Entretanto, a melhor solução para sua estratégia sempre será aquela que se encaixa no seu orçamento e nas suas limitações. Dito isso, procure adotar estratégias de automação o mais rápido possível e mude sua forma de fazer marketing digital!
Gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre marketing digital? Então continue acompanhando o nosso Blog e siga a gente nas redes sociais! Não deixe também de nos seguir nas nossas redes: LinkedIn, Instagram e Facebook.