Home  /  Marketing   /  Mídia Programática

Mídia Programática

Mídia Programática

A compra de mídia direta em sites e portais foi durante muito tempo a principal estratégia utilizada pelas agências para campanhas de mídia online. Mas, esta compra direta depende de muitos fatores e otimizações diárias para atingir bons resultados. Foi então que, buscando uma compra mais automatizada e inteligente, surgiu a Mídia Programática. Mas, o que é Mídia Programática?

Mídia Programática é a união de diversas tecnologias que permitem a compra automatizada de mídia em vários canais de conteúdo. O objetivo é chegar nas pessoas certas, isto é, encontrar o público alvo mais relevante para a sua mensagem, utilizando avançados recursos de segmentação.

A grande diferença para o modelo tradicional de compra é que com a mídia programática, o anunciante compra os usuários e não os espaços publicitários.

A Demand Side Platform, ou DSP, é uma ferramenta da Mídia Programática que simplifica, otimiza o planejamento, a compra e o acompanhamento de uma campanha de mídia digital em múltiplos websites, ad networks, ad exchanges e outras plataformas. Nesse tipo de compra e venda de mídia é baseada no comportamento do consumidor, possibilitando assim, que as campanhas cheguem ao público certo no momento certo.

Ou seja, se antes o anunciante pagava para aparecer em determinado site impactando toda sua audiência, onde boa parte eram pessoas que não se encaixavam no perfil desejado, com a mídia programática a entrega é direcionada para o perfil desejado, tornando-a muito mais assertiva e otimizando os recursos. Entre os seus benefícios estão a melhor performance, menor desperdício de recursos e a otimização em tempo real.

Agora que você já entendeu como funciona, é importante entender o significado de cada termo da Mídia Programática.

RTB: Real Time Bidding

É a compra e venda de impressões de anúncios online por meio de leilões em tempo real.

Ad Exchange

É uma plataforma que facilita a compra e venda de inventário de mídia online, intermediando publishers e DSPs.

Ad Network

A Ad Network tem ligação com as Ad Exchanges. Ela faz uma ponte entre diferentes tipos de websites, publishers e os anunciantes.

DSP

Trata-se de uma plataforma existente para auxiliar o comprador, que define o perfil do usuário (gênero, idade, interesses) e o valor que ele pretende pagar por cada perfil. A DSP se conecta com a Ad Exchange e mostra onde estão essas pessoas.

DMP

DMP ou plataforma de gerenciamento de dados, é uma ferramenta muito importante usada no marketing digital. DMP é uma central que agrega, coleta dados e informações sobre páginas e a audiência delas.

Agora que você já sabe o que é Mídia Programática, que tal investir nesta estratégia e alcançar os melhores resultados? Entre em contato com a gente e conte com o time de especialistas em Mídia Programática da Mais Clicks!

 

Luis Felipe Checchia: paulistano, apaixonado por leitura, tecnologia e esportes. Possui experiência em grandes redações jornalísticas, como Rede Record e TV Cultura, É um dos integrantes do time de Conteúdo da Mais Clicks, produzindo conteúdos para blogs, sites, redes sociais e campanhas de mídia.