Home  /  Redes sociais   /  O que significa TBT nas redes sociais?

O que significa TBT nas redes sociais?

O que significa tbt nas redes sociais?

Toda a semana a hashtag tbt é muito utilizada pelos usuários da web, só no Instagram o famoso jogo da velha já aparece mais de 503 milhões de vezes na busca de tag. Além disso, segundo uma pesquisa do SEMrush a palavra tbt foi uma das mais pesquisadas pelos brasileiros em 2018 no Google. Mas o que significa tbt nas redes sociais?

A #TBT é nada mais, nada menos do que o termo Throwback Thursday. A primeira palavra quer dizer retrocesso, regresso, retorno ou revista. Junto com o Thursday, a sigla é traduzida como quinta-feira do retrocesso. Mas não no sentido de perder algo ou voltar atrás depois de uma conquista. O termo tem a função de relembrar um momento marcante registrado em fotos antigas.

Erros mais comuns quando usamos a hashtag

A sigla nem sempre é usada do jeito certo porque nem todos conhecem ou não se importam com o significado. O erro mais comum das pessoas é usar a sigla tbt em qualquer dia da semana. Outros erros bem frequentes também são:

  • Usar sigla de quinta feira do retorno para falar de um acontecimento do dia anterior. Por regra, o correto é postar fotos de situações de muitos anos atrás, com no mínimo de 5 anos de existência. 
  • Publicar um tbt toda semana no feed da rede social. O ideal é postar a cada duas semanas para não cansar os seguidores. Acredita? 

Como você usa essa hashtag no seu feed? Já conhecia essas regras?

Origem da hashtag

Segundo o site Know Your Meme, o termo Throwback Thursday apareceu pela primeira vez no Urban Dictionary em 2006. Mas o significado dele era bem diferente do que “lembrar de algo na quinta-feira”. Ainda no mesmo ano, a ideia de atualizar informações toda a quinta começou com a marca Nice Kicks. A empresa de calçados criou uma seção de tênis antigos chamada Throwback Thursday, que sempre recebia novidades no 5º dia da semana. 

A expressão como conhecemos hoje apareceu primeiro na microblog Twitter em 2012. E em abril do mesmo ano ela foi encurtada para #tbt, e ganhou fama entre twiteros.

Depois foi só questão de tempo até chegar no Instagram. 

Uma hashtag parecida com o tbt

Esqueceu de postar aquela foto incrível da formatura da faculdade ou do nascimento do seu primeiro filho que completou 5 anos ontem? Sem problema, porque já existe uma solução. O fbf é uma abreviação para sexta feira da lembrança ou Flashback Friday em inglês. O tbt e fbf têm a mesma função, por isso pode ser utilizada para postar lembranças antigas, igual ao que é feito na quinta-feira.

Dicas para dar um up no seu tbt

Hashtags nada mais são do que filtros para reunir publicações parecidas e mostrá-las para outras pessoas com o mesmo interesse. Uma das formas para que o seu tbt seja visto por mais usuários é marcar as fotos com outras hashtags.

  • #Latergram: Ela é recomenda para usar em fotos do dia anterior ou naquelas situações que aconteceram algumas horas atrás.
  • #Yolo: Essa sigla significa You only live once, traduzida para o português fica “você só vive uma vez”. Então se você fez algo incrível como pular de Bungee jumping ou andou de bicicleta pela vez na vida, essa é a hashtag ideal. 
  • #Picoftheday: O jogo da velha significa literalmente a foto do dia. Então você tirou uma foto muito legal use essa #.

Se você é dono ou representa uma marca pode estar pensando, “mas eu nem uso as redes sociais, porque preciso saber o significado do tbt”? Esse assunto é muito importante porque dependendo do foco da sua marca o seu público alvo estará presente nas redes sociais. Então se você sabe como os seus consumidores se movimentam, vai entender como se relacionar com eles. 
Além disso, é muito bom incorporar rotinas e novidades da web na comunicação da sua marca. Descubra outros motivos para a sua empresa investir em redes sociais em outra matéria do blog da Mais Clicks. 

Não esqueça de deixar a sua opinião sobre a matéria nos nossos comentários 🙂 

Rebecca Vettore nasceu em São Paulo e, desde criança, já sabia que queria ser jornalista. Passou pelas redações da Rede Internacional de Televisão (RIT), Rede Bandeirantes (Band) Olhar Digital, Vix e a agência Idealista. Atualmente ela faz parte do time de conteúdo da Mais Clicks e faz conteúdos para blogs, sites e mídias sociais. Graduação: Centro Universitário Anhanguera Hobbys: Leitura, fotografia e ciclismo