Como definir as melhores redes sociais para o seu negócio?

Do LinkedIn ao TikTok, você sabe quais redes sociais funcionam melhor para sua empresa?
Não dá mais para negar a realidade: as redes sociais são a maiores ferramentas de propaganda da atualidade. Elas estão nas mãos de todas as pessoas, com milhões de horas sendo gastas diariamente em seus serviços.
Além disso, seu uso ultrapassou o puro marketing digital e muitas empresas utilizam essas plataformas como seu principal (e até único) local de comércio. Apesar disso, são muitas opções diferentes, o que leva à pergunta: qual a melhor rede social para a minha empresa?
A importância das redes sociais para o seu negócio
As redes permitem que milhares (milhões, na verdade) consigam descobrir sua marca e os produtos que ela oferece.
Pense em um estabelecimento que vende roupas. Com certeza você já viu alguma loja do segmento com uma forte presença digital, certo? Agora, pense em como essa marca utiliza suas redes sociais. Ela pode:
● Usar para divulgação direta das suas peças
● Interagir com seus clientes
● Fazer vendas diretas
● Produzir marketing de conteúdo
Dessa forma, com as redes sociais, essas atividades gozam de duas grandes vantagens: economia, já que o investimento necessário é muito mais baixo do que por meios mais tradicionais, e grande alcance.
Segundo pesquisa divulgada pela MarketingSherpa, cerca de 70% ou mais das pessoas, em todas as faixas etárias, seguem marcas em suas redes sociais. Além disso, quanto mais jovens, maior é essa estatística: dos 18 aos 34 anos, são cerca de 95%.
Mas, voltando ao exemplo da marca de roupas, com certeza ela terá muito sucesso ao utilizar o Instagram como principal rede social, o que não pode ser dito do LinkedIn, por exemplo. Já um escritório de advocacia pode implementar justamente uma estratégia contrária, com o LinkedIn como ponto central.
Mas como saber qual é a melhor plataforma para o seu caso? É preciso escolher apenas uma ou dá para fazer uma estratégia mais ampla?
Qual serviço você oferece?
A primeira coisa a ser considerada é o serviço ou o produto oferecido pela sua empresa. Assim, o que você precisa mostrar?
Em alguns casos, o foco principal é a venda de produtos, o que irá demandar apelo visual, praticamente uma vitrine dentro da internet. Já em outros, o que está sendo oferecido é um serviço não palatável, que não pode ser demonstrado por uma simples postagem de imagens ou algo semelhante.
Fazendo essa análise, já será possível trabalhar com a exclusão de redes sociais que divergem muito do que sua empresa precisa. Se a marca oferece um serviço de informática B2B, provavelmente uma estratégia no TikTok não será muito útil. Mas, claro, ainda será possível trabalhar com elas de forma mais disruptiva.
Agora, vamos afunilar ainda mais esse processo de escolha.
Público-alvo
Quem sua marca quer atingir? Como falamos acima, uma empresa B2B precisa que os seus serviços se tornem conhecidos por quem toma as decisões. Sendo assim, o LinkedIn é a melhor opção para isso.
Já uma empresa varejista de acessórios femininos precisará de um público muito maior, menos específico e mais interessado em moda e produtos de uso diário. Para isso, o Instagram, o TikTok e até mesmo o Facebook podem gerar bons resultados.
Dessa forma, a melhor das estratégias digitais só vai funcionar se estiver sendo implementada no lugar onde seus clientes estão. E como as plataformas estão cada vez mais avançadas em entregar métricas e dados sobre seus usuários, é bem mais fácil saber qual delas se encaixa melhor na demanda da sua empresa.
Mas, como dito anteriormente, isso não significa que arriscar não vale a pena. Muitas vezes, uma rede social é tão carente de certo segmento que investir nela pode gerar frutos inesperados.
Pegue o exemplo de advogados que fazem conteúdo para o TikTok. Com certeza ninguém pensa em buscar serviços jurídicos por lá, mas com seus conteúdos sendo consumidos e suas marcas ficando cada vez mais conhecidas, tem sido um ótimo marketing.
O segredo das redes sociais: engajamento
Por fim, o que realmente importa é só uma coisa: engajamento. Assim, a rede social perfeita é aquela em que os clientes interagem com sua marca, seja consumindo conteúdo, adquirindo o que é oferecido, compartilhando com outros usuários etc.
É aí que está a grande questão. Busque sempre uma estratégia que crie um relacionamento com o seu mercado, trazendo fidelidade e confiança. É essa a grande vantagem das redes sociais para os outros veículos, pois traz uma experiência muito mais pessoal e próxima do consumidor!
Gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre marketing digital? Então continue acompanhando o nosso blog e siga a gente nas redes sociais! Não deixe também de nos seguir nas nossas redes: LinkedIn, Instagram e Facebook.