Home  /  Marketing   /  Tendências para o marketing e publicidade digital em 2020

Tendências para o marketing e publicidade digital em 2020

Tendências para o marketing e publicidade digital em 2020

O ano de 2020 promete, e muito, para as áreas de marketing e publicidade digital. Pelo menos é o que apontam uma pesquisa feita pela Conversion sobre o Consumidor Digital e o Relatório de Tendências para o Marketing de Influência 2020 da Squid.

Preparamos uma seleção das informações mais importantes desses dois indicadores para que neste novo ano a sua empresa impulsione os seus resultados. Preparados?

O que esperar dos consumidores digitais em 2020?

A pesquisa da Conversion monta um panorama sobre o que pode se esperar dos consumidores em 2020, baseado no que ouviu de 395 entrevistados com mais de 18 anos e de todas as regiões do País. Descubra alguns números importantes:

  • 65% disseram que a avaliação positiva de outros compradores faz com que eles passem a gostar de uma marca; 
  • 73,2% dos consumidores realizam pesquisas em mecanismos de buscas, como o Google, várias vezes ao dia;
  • 87,6% das pessoas defenderiam a marca se ela fosse criticada nas redes sociais.

Já sobre as redes sociais mais usadas pelos entrevistados, o WhatsApp apareceu como preferido de 92%, seguido pelo Facebook (56,2%) e o Instagram (44,6%). Outros números de destaque: o YouTube faz parte da rotina diária de 50% dos usuários e os servidores de e-mails são acessados por 56,7% dos entrevistados pelo menos uma vez ao dia.

“Fake News” foi um assunto que esteve em alta em 2019 e que apareceu em destaque na pesquisa. Quando perguntados, levando em consideração uma escala de 1 (pouco preocupado) a 5 (muito preocupado), 79,3% dos consumidores disseram que se preocupam muito com as notícias falsas. Para 62,3% dos consumidores a televisão é a fonte mais confiável de informações.

A tabela apresenta a frequência de interação e índice de confiança nas publicidades dos meios digitais.

O celular é o meio preferido para esse uso, chegando a quase 95% da preferência. Cerca de 26% utilizam o notebook e 25,8% acessam a rede pelo computador de ‘mesa’ (desktop).
Quando perguntados sobre os canais preferidos para acompanhar marcas, estas foram as respostas:

  • 53,9% acompanham pelas redes sociais;
  • 42,5% fazem pesquisas por mecanismos de buscas;
  • 42,3% preferem sites das marcas;
  • 36,7% optam pela televisão.

Qual a importância da avaliação online das lojas?

A avaliação em sites de lojas é o critério mais importante levado em conta antes da compra para 57,5% dos entrevistados, segundo aponta a Pesquisa Conversion sobre o Consumidor Digital. Já a indicação de amigos e acesso a conteúdo gratuito aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente, com 51,4% e 30,9% das preferências.
Quando se fala sobre o que as pessoas mais esperam que suas marcas preferidas ofereçam, conteúdo de qualidade aparece na primeira colocação, antes mesmo dos descontos, com 69,4%.
Para que a sua empresa seja considerada inovadora é importante seguir estes critérios, de acordo com a pesquisa: desenvolver conteúdo de qualidade, ter sites modernos e práticos, fazer propagandas na internet e televisão, além de ações com influenciadores digitais e de possuir um bom posicionamento no Google.
O levantamento mostrou que 83,3% dos compradores costumam comprar no ambiente virtual. Outros números relevantes:

  • 87,1% pesquisam o produto na internet quando estão na loja física;
  • 80% pesquisam pelo celular antes de efetuar a compra online;
  • 84,8% já compraram usando o smartphone;
  • 45% já compraram passagens aéreas e 43,8% já reservaram hotéis pela internet;
  • 49,4% compraram um produto indicado por um influenciador digital.

Tendências do Marketing de Influência 2020

Um estudo da Viacom, feito com pessoas entre 13 e 25 anos, apontou que 61% dos jovens dizem que têm mais habilidade para mudar o mundo de uma forma positiva do que as gerações anteriores. A tecnologia, influência social e a colaboração foram os principais indicadores apontados como influenciadores desta mudança.
Fique atento! Os jovens se conectam cada vez mais com histórias reais. Então, é essencial que as marcas invistam em conteúdo que fale de dados e que representem esses usuários. O relatório da Squid mostra outras formas para se aproximar destes novos consumidores:

  • Mostrar os benefícios que a sua empresa vai trazer para o mundo e falar sobre quais são os propósitos da marca.
  • Entender a cultura da plataforma onde estão inseridos seus possíveis compradores, para então criar conteúdo que gere engajamento real.

Cocriação é outra ferramenta importante que ajuda nesta interação. Por isso, invista em produtos que podem ser feitos em parceria com os usuários e invista em personalização.

Última dica: Se você ainda não começou a usar stories para divulgar a sua marca, comece já. De acordo com uma pesquisa do Social Bakers, o Instagram Stories cresceu 21% desde março de 2018 e mais de 1 bilhão de Stories são compartilhados todos os dias, segundo informações divulgadas pelo Facebook em outubro de 2018.

E aí, gostou das novidades? Siga as nossas redes sociais para saber mais sobre o universo digital.

Fontes utilizadas nesta matéria: Pesquisa da Conversion e Relatório da Squid.

Rebecca Vettore nasceu em São Paulo e, desde criança, já sabia que queria ser jornalista. Passou pelas redações da Rede Internacional de Televisão (RIT), Rede Bandeirantes (Band) Olhar Digital, Vix e a agência Idealista. Atualmente ela faz parte do time de conteúdo da Mais Clicks e faz conteúdos para blogs, sites e mídias sociais. Graduação: Centro Universitário Anhanguera Hobbys: Leitura, fotografia e ciclismo