Home  /  Inbound Marketing   /  Entenda a diferença entre Inbound e Outbound Marketing

Entenda a diferença entre Inbound e Outbound Marketing

Diferença entre Inbound e Outbound Marketing

Para uma empresa melhorar sua performance e vender seus produtos, ela precisa investir em diversas áreas como a publicidade, o marketing e a comunicação. Dentro do marketing digital, existem duas estratégias que são muito utilizadas: o Inbound e Outbound Marketing. Mas antes de investir nessas ferramentas, é preciso conhecer quais são suas as diferenças e funções.

O objetivo do Inbound Marketing é atrair e fidelizar o cliente, mas sem ter que “correr” atrás dele.

A ideia principal é que o cliente busque a empresa por vontade própria, porque conheceu e gostou dos produtos e serviços que ela tem a oferecer. Esse conhecimento é oferecido ao possível cliente, através de textos de qualidade que são feitos em publicações do Facebook, em e-books e reportagens em blogs, que geralmente são encontrados no site da empresa.

Por ser uma ferramenta menos invasiva, o Inbound Marketing conquista mais pessoas e gera mais leads (cadastros de interesse em determinados produtos e serviços) do que o Outbound. Quando as pessoas fazem o cadastro, aumentam as chances de virarem clientes e serem fidelizadas pela marca. Outra vantagem da ferramenta são  investimentos feitos nela, que costumam ser 62% mais barato do que os são feitos no Outbound Marketing, segundo estudos recentes da Hubspot.

O Outbound Marketing é conhecido como marketing de interrupção, porque procura o cliente de uma forma mais direta, interrompendo a atividade que ele está fazendo.

O Outbound oferece serviços e produtos da empresa através de textos de anúncios no Facebook Ads e Google Adwords, cartazes, banners, e-mails em massa, propagandas de rádio, tv e jornais, e pop-ups que aparecem em sites.

A vantagem do Outbound, é que ele atinge um público grande que já foi pré-selecionado, de acordo com os perfils de clientes que a empresa deseja. Com isso, as chances, da quantidade de clientes crescer mais rapidamente aumentam e a chegada de mais clientes significa a entrada de mais dinheiro e de crescimento para as empresas.

E aí, já descobriu qual é a melhor estratégia para sua empresa? Para aprender mais sobre marketing digital, entre em contato conosco.