Home  /  Marketing   /  Persona e Público alvo: Entenda a importância e as diferenças deles

Persona e Público alvo: Entenda a importância e as diferenças deles

Aocontrário do que muitos imaginam, persona e público-alvo são dois conceitos diferentes e cada um exerce uma função essencial para uma estratégia de marketing.

Antigamente, a concorrência entre empresas era pequena e existiam poucos produtos disponíveis o que tornava o consumidor homogêneo. Assim, bastava escolher uma mídia de comunicação em massa, como a televisão, e anunciar para o seu público-alvo.

Com o aumento da oferta de serviços e produtos, a concorrência no mercado está cada vez mais acirrada e o público cada vez mais exigente. Os consumidores querem soluções exclusivas e personalizadas. Por isso, é preciso segmentar seu público, de acordo com suas necessidades.

Mas, afinal, o que é público-alvo e o que são personas?

 

Público-alvo são as pessoas para quem seus produtos e serviços são úteis e relevantes. De maneira bem básica: sua empresa de artigos esportivos não interessa a quem não gosta de esportes. Seu público-alvo é constituído, apenas, por quem é amante de esportes. Ao traçar uma estratégia de marketing, é necessário considerar características socioeconômicas, comportamentos e hábitos de consumo. Essa definição serve para que você identifique o seu nicho de mercado e desenvolva ofertas adequadas a ele.

Com o público-alvo determinado, é muito mais fácil realizar ações de marketing assertivas.

Já a persona é o retrato do seu cliente ideal. É um arquétipo que reúne todas as características do melhor cliente possível para sua empresa. Dentro do seu público-alvo, que é um conceito mais amplo, existem vários tipos de perfil de cliente. Ao definir as personas do seu negócio, você segmenta seus consumidores de acordo com características mais detalhadas. Aí, entram traços como as dificuldades que enfrentam no dia a dia, suas aspirações, sonhos, hábitos, etc. Essas informações te ajudam a construir estratégias de Marketing muito mais efetivas, já que cada ação ou oferta se torna personalizada.

Fidelização, relacionamento estreito e humanização do Marketing são grandes ferramentas para aumentar as suas vendas e tudo isso parte da definição de personas.

Agora, você já sabe as diferenças entre público-alvo e persona e a importância de cada uma para sua estratégia de Marketing. Quer saber mais sobre como criar personas ideias para seu negócio? A Mais Clicks com uma equipe especializada que pode te auxiliar neste processo. Entre em contato agora mesmo!